Instagram/@rozy.gram
Instagram/@rozy.gram
Rozy é uma influenciadora virtual sul-coreana que tem mais de 130 mil seguidores no Instagram
Criada pela Sidus Studio X, a personagem é uma mistura de pessoa, inteligência artificial e robô que atravessa o mundo real e virtual
Instagram/@rozy.gram
Desde seu lançamento em 2020, Rozy conseguiu acordos e patrocínios de marcas, desfilou em passarelas virtuais e até lançou duas músicas
Instagram/@rozy.gram
“Este ano, esperamos alcançar facilmente mais de dois bilhões de wons coreanos (cerca de R$ 7,9 milhões) apenas com Rozy”, disse Baik Seung-yup, CEO do Sidus Studio X
Instagram/@rozy.gram
Rozy não está sozinha: a marca de varejo sul-coreana Lotte Home Shopping criou sua influenciadora virtual – Lucy, que tem 78 mil seguidores no Instagram
Instagram/@here.me.lucy
Entre os influenciadores virtuais mais famosos do mundo estão Lil Miquela, Lu do Magalu (foto) e FNMeka
Instagram/@magazineluiza
A indústria de “humanos virtuais” está crescendo, trazendo uma nova economia na qual os influenciadores do futuro não envelhecem, são livres de polêmicas e digitalmente perfeitos
Instagram/@lilmiquela
Os personagens estão em alta demanda porque ajudam as marcas a alcançar consumidores mais jovens
Instagram/@fnmeka
No entanto, especialistas alertam que os personagens podem alimentar padrões de beleza inatingíveis
Instagram/@rozy.gram
Ainda há debate sobre a ética do marketing de produtos e o risco de apropriação cultural
Instagram/@lilmiquela
Instagram/@here.me.lucy