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Alemanha estreia primeiros trens movidos a hidrogênio do mundo

Alstom

No fim de agosto, a Alemanha inaugurou a primeira frota de trens com passageiros operada com hidrogênio no mundo. O empreendimento conta com 14 veículos que atuam com baixo nível de ruído e emitem apenas vapor e água condensada

Alstom / Sabrina Adeline Nagel

O sistema de reabastecimento de hidrogênio permite que cada locomotiva percorra um trajeto de 100 quilômetros entre as cidades de Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervörde e Buxtehude, no norte do país

Alstom / Sabrina Adeline Nagel

O estado da Baixa Saxônia está investindo mais de 93 milhões de euros no projeto fechado pela subsidiária estatal LVNG, junto com a Alstom, construtora dos trens, a EVB, que conduz as máquinas, e a empresa de gás e engenharia Linde

Alstom / Christoph Busse

Desde 2012 a LNVG vinha desenvolvendo alternativas aos mais de 4.000 trens movidos a diesel na região. Cinco deles serão substituídos pelos novos modelos, sendo os outros nove gradualmente trocados até o final deste ano

Alstom

Não compraremos mais veículos a diesel para fazer ainda mais pela proteção do clima. Também estamos convencidos de que os trens a diesel não serão mais econômicos para operar no futuro

Carmen Schawabl, porta-voz de gestão da LVNG

Funcionando com apenas um tanque de hidrogênio diário, os veículos contribuem na redução de carga sobre o meio ambiente, levando em conta que um quilo de hidrogênio substitui aproximadamente 4,5 litros de óleo diesel

Alstom / Christoph Busse

A mobilidade livre de emissões é um dos objetivos mais importantes para garantir um futuro sustentável

Henri Poupart-Lafarge, CEO e presidente do conselho da Alstom

É importante ressaltar que apenas o hidrogênio verde é livre de carbono, uma vez que suas moléculas de água são separadas a partir de um processo chamado eletrólise. Inicialmente os trens do projeto serão abastecidos com hidrogênio resultado da produção industrial química.

@xponentialdesign / Giphy

Porém, a expectativa é que o elemento passe a ser produzido por eletrólise a partir do terceiro ano, sendo um parque solar ou eólico calculado para esse fim. A medida deve aumentar a proporção de uso de “hidrogênio verde” nos trens inicialmente para 35%

@xponentialdesign / Giphy

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Alstom / Christoph Busse