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Quando pensamos em bebida alcoólica japonesa, provavelmente a primeira que vem à cabeça é o saquê. Mas é o shochu a bebida mais famosa e icônica do Japão
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O shochu (pronuncia-se xô-tchu) é uma bebida destilada à base de água, koji e um ingrediente principal que pode ser arroz, cevada, trigo sarraceno, açúcar mascavo e batata doce
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No Japão, o shochu é mais vendido do que o nihonshu – a bebida fermentada à base de arroz que é conhecida como saquê fora do Japão
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Em 2020, a demanda por shochu representou 15,4% do total de álcool consumido em todo o país, contra 4% do saquê
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No entanto, quando observamos os números de exportação, o cenário se inverte. Em 2021, a exportação de saquê bateu o recorde de US$295 milhões contra apenas US$13 milhões do seu conterrâneo shochu
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Isto se deve em parte ao forte investimento em ações de divulgação e subsídios à exportação de saquê, promovidos pela JSS (Japan Sake and Shochu Producers Association) e pelo governo japonês
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Para incentivar o mercado da bebida aqui no Brasil, o início de março marcou a segunda edição do The Shochu Academy, que contou com cursos e degustações dedicados especialmente ao shochu
Reprodução @theshochuacademy
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