Adoçantes sem açúcar não devem ser usados para controle de peso, segundo OMS
Towfiqu Barbhuiya / Pexels
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou uma nova diretriz sobre adoçantes sem açúcar. De acordo com o documento, eles não devem ser utilizados para controlar o peso corporal ou reduzir o risco de doenças.
Towfiqu Barbhuiya / Pexels
Segundo a OMS, resultados de uma revisão sistemática das evidências disponíveis sugerem que o uso dos adoçantes não oferece nenhum benefício a longo prazo na redução da gordura corporal em adultos ou crianças.
Towfiqu Barbhuiya / Pexels
Os resultados da revisão também sugerem que pode haver efeitos indesejáveis potenciais do uso prolongado desses produtos, como um risco aumentado de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos.
Artem Podrez / Pexels
As pessoas precisam considerar outras maneiras de reduzir a ingestão de açúcares livres, como consumir alimentos com açúcares naturais, como frutas, ou alimentos e bebidas sem açúcar
Francesco Branca, diretor de Nutrição e Segurança Alimentar da OMS
A recomendação se aplica a todas as pessoas, exceto indivíduos com diabetes pré-existente, e inclui todos os adoçantes não nutritivos sintéticos e naturais ou modificados.
Towfiqu Barbhuiya / Unsplash
Produtos comuns desse tipo incluem acesulfame K, aspartame, advantame, ciclamatos, neotame, sacarina, sucralose, stevia e derivados de stevia.
Rama / Wikimedia Commons
A recomendação não se aplica a produtos de higiene e higiene pessoal que contenham as substâncias, como creme dental e medicamentos, ou a açúcares de baixa caloria e álcoois de açúcar (polióis).
Miriam Alonso / Pexels
As pessoas devem reduzir completamente a doçura da dieta, começando cedo na vida, para melhorar sua saúde
Francesco Branca, diretor de Nutrição e Segurança Alimentar da OMS