Astrônomos detectam a maior explosão cósmica já vista
John A. Paice
Astrônomos britânicos detectaram a maior explosão cósmica já testemunhada por especialistas. Ela é dez vezes mais brilhante do que qualquer estrela explosiva, ou supernova, conhecida pela ciência.
Nasa
Chamado At2021lwx, o brilho da explosão durou três anos, enquanto a maioria das supernovas só permanece brilhante por alguns meses.
Nasa
O evento, que continua sendo detectado pelos telescópios, ocorreu numa distância de cerca de oito bilhões de anos-luz da Terra, quando o universo tinha cerca de seis bilhões de anos de idade.
Nasa
A luminosidade da explosão também é três vezes mais radiante do que os eventos de interrupção das marés, termo usado para descrever quando as estrelas caem em buracos negros supermassivos.
Nasa
Os astrônomos acham que um buraco negro supermassivo rompeu uma vasta nuvem de gás ou poeira, potencialmente milhares de vezes maior do que o nosso sol, o que teria desencadeado a explosão
Nasa
É possível que a nuvem tenha sido retirada do curso de sua órbita e voado direto para o buraco negro, segundo os pesquisadores
Nasa
A descoberta foi publicada na quinta-feira (11) no periódico britânico “Monthly Notices of the Royal Astronomical Society”.
Nasa