Mais da metade das crianças terminou 2º ano do ensino fundamental não alfabetizadas
Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira (31) um levantamento que aponta que 56,4% das crianças terminaram o 2º ano do ensino fundamental em 2021 não alfabetizadas
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A quantidade é maior do que no ano anterior, quando 39,7% dos estudantes concluíram o período sem condições básicas de leitura e escrita
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
A pesquisa teve como objetivo compreender qual é o nível esperado de alfabetização de uma criança ao final do 2º ano do ensino fundamental, etapa essencial para o desenvolvimento escolar. A partir do levantamento é possível estabelecer uma política nacional de alfabetização
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O MEC classifica como alfabetizada a criança que, ao final do 2º ano do fundamental, consegue: – ler pequenos textos, formados por períodos curtos, e localizar informações na superfície textual; – produzir inferências básicas com base na articulação entre texto verbal e não verbal, como em tirinhas e histórias em quadrinhos; – escrever textos que circulam na vida cotidiana para fins de comunicação simples, como convites e lembretes, mesmo que com desvios ortográficos
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A pesquisa define que crianças nessa fase devem ser leitoras e escritoras iniciantes, mas com capacidade de interagir de forma mais autônoma, principalmente com os textos que circulam no contexto da vida cotidiana e nas práticas literárias
Agência Brasil
O ministro da educação reiterou, durante o evento, que a alfabetização é uma das prioridades do governo federal, e que lançará um "pacto nacional pela alfabetização" em breve. Santana afirmou que vai tratar do assunto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Wilson Dias/Agência Brasil