Como o Skype foi de protagonista da comunicação virtual à decadência em 20 anos
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O Skype nasceu nos anos 2000 como uma opção para fazer chamadas de vídeo ou voz sem custo, ou, pelo menos, o custo da internet
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O aplicativo que, além das chamadas, possibilita troca de mensagens, transferências de arquivos e até ligações para telefone fixo e móvel, era bastante utilizado em conversas informais, reuniões e também por aqueles que queriam montar um time para jogar online
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Tomás Dacoba, diretor de Marketing da Veeam, acrescenta que a estratégia de público do software de videoconferências voltada aos mais jovens e ao público no geral foi outro fator que influenciou para o sucesso da plataforma
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O Skype mudou de propriedade durante o passar dos anos, desde seu lançamento em 2003, feito por uma dupla de nórdicos donos de uma empresa de tecnologia de VoIp – Voz via IP, ou internet protocol
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Conforme explica Dacoba, após a aquisição da Microsoft, houve uma mudança de foco de público para o Skype, que passou de massivo para o empresarial – o que para ele foi uma decisão complexa, dado que o mundo empresarial já tinha outros aplicativos à disposição naquela época
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Nesse sentido, a plataforma de videoconferência foi para um ramo em que não conseguiu se destacar. Os concorrentes – Microsoft Teams, Google Meet e Zoom –, por outro lado, foram suprindo as demandas dos usuários
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Além da mudança de público, o Skype enfrentou dificuldades ao longo dos anos como problemas de segurança de dados e técnicos
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Mas talvez o principal motivo para a queda do Skype seja a mudança de foco da Microsoft para o Teams, avalia o consultor Frankllin Nunes, head de Soluções Cloud na Teltec Solutions
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