Veja seus direitos na hora de trocar presentes do Natal

Jill Wellington/Pexels

O Natal passou, mas ficaram aqueles presentes que as pessoas ganham muitas vezes na cor errada, fora do gosto ou do tamanho

EKATERINA BOLOVTSOVA/Pexels

O Procon lembra, no entanto, que nenhuma loja é obrigada a trocar o produto se esse não apresenta nenhum tipo de defeito de qualidade ou quantidade

Any Lane/Pexels

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente só tem direito à troca do produto se não for possível a substituição das partes defeituosas ou se o vício não for sanado no prazo máximo de 30 dias

Leticia Ribeiro/Pexels

Nesse caso, o consumidor poderá escolher entre a substituição do produto por outro em perfeitas condições, receber o dinheiro de volta ou, ainda, obter o abatimento proporcional do preço

Leticia Ribeiro/Pexels

Entretanto, apesar de saber que não há obrigatoriedade na realização de trocas apenas por gosto ou tamanho, muitas lojas, para não gerar decepção e fidelizar o cliente, oferecem esse benefício em sua política de troca, que precisa, porém, estar exposta ao consumidor de forma clara

Dids/Pexels

A troca de produtos nas lojas virtuais segue as mesmas regras das lojas físicas

Karolina Grabowska/Pexels

Cup of Couple/Pexels

leia mais em