jigsawstocker/Freepick
A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma planta da mesma família do gengibre e é popular devido às suas propriedades nutricionais e medicinais.
Karolina Grabowska/Pexels
De acordo com Patrícia Santiago, médica pós-graduada em nutrologia, a cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias, principalmente devido à curcumina, seu principal composto ativo.
Karl Solano/Pexels
A seguir, com a ajuda de Santiago, a CNN lista benefícios da cúrcuma e mostra como você pode inserir esse ingrediente na sua alimentação.
jigsawstocker/Freepick
Melhora a saúde cerebral Segundo a nutróloga, a curcumina pode aumentar os níveis de fatores neurotróficos derivados do cérebro, cruciais para a função cerebral.
Milad Fakurian/Unsplash
Auxilia na digestão De acordo com Santiago, a cúrcuma pode ajudar na digestão e reduzir os sintomas de desconforto abdominal e indigestão.
benzoix/Freepick
Benefícios para a saúde do coração “A cúrcuma pode melhorar a função do endotélio, a camada de células que reveste os vasos sanguíneos, ajudando a regular a pressão arterial e prevenir doenças cardíacas”, diz a nutróloga.
Oleksandr P/Pexels
Melhora a saúde da pele De acordo com Santiago, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, o ingrediente pode ajudar a tratar e a prevenir diversas condições de pele, como acne e eczema.
nana/Pexels
Ajuda no emagrecimento Por ter propriedades anti-inflamatórias e atuar no metabolismo e na regulação dos níveis de açúcar no sangue, a cúrcuma também pode ser uma boa aliada no processo de emagrecimento.
Andres Ayrton/Pexels
A cúrcuma é um ingrediente versátil e que pode fazer parte de diversas receitas. Pode ser usada como tempero; em bebidas funcionais como shake de frutas; em molhos e marinadas; em ovos mexidos; e em pães e massas, por exemplo.
Freepick
Também é possível encontrar opções de cúrcuma em cápsulas, que podem ser consumidas como suplemento.
Freepick