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Uma falha de grande magnitude, que compromete o funcionamento de sistemas interconectados e, portanto, pode afetar uma porção significativa dos seus usuários e todos os serviços atrelados ao funcionamento desses sistemas
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É isso o que caracteriza um apagão cibernético, segundo Marcelo Lau, especialista em segurança eletrônica e mestre em sistemas eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP)
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Em entrevista à CNN, o professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) explicou que a palavra “cibernético” serve justamente para definir o ramo de estudos que olha para os sistemas interconectados
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Ele explicou que, no caso do apagão cibernético que aconteceu nesta sexta-feira (19), a falha foi apresentada na atualização do Crowdstrike, um programa de cibersegurança, que afetou o funcionamento do sistema operacional Windows
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Para Diogo Cortiz, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e especialista em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, a escala do apagão cibernético desta sexta-feira foi proporcional à quantidade de clientes que o Crowdstrike coleciona ao redor do mundo
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“Companhias áreas, hospitais, serviços públicos. Todo esse conjunto de empresas acabou sendo afetado”, citou
Reuters
Para Cortiz, a situação ilustra a dependência que a humanidade tem de fornecedores específicos, que, quando falham, podem comprometer sozinhos o funcionamento de uma ampla gama de serviços oferecidos mundo afora
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As principais companhias aéreas dos EUA ordenaram escalas em terra na sexta-feira (19), alegando problemas de comunicação
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Outras operadoras, empresas de mídia, bancos e empresas de telecomunicações em todo o mundo também relataram que falhas no sistema estavam interrompendo suas operações
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