Reprodução/Facebook
O piloto Eliseu Hupaloviski, 60, e o passageiro Rogério Jair Raulino, 55 , morreram após a queda de um girocóptero em São Francisco do Sul, no litoral de Santa Catarina
Foto/Divulgação
De acordo com a Looping, escola de aviação de Atibaia (SP), este tipo de aeronave “voa com o empuxo de um motor traseiro com hélice e tem um motor igual ao do helicóptero, só que funciona sem o acionamento do motor
Divulgação/Manufaktura Lotkniza
Ou seja, esse motor não faz o papel de propulsor da aeronave, mas da asa rotativa, igual à asa de um avião, usando o princípio da autorrotação, isto é, a pressão do vento neste motor e a que cria a sustentação para o voo”
Pomidorisgogo/IStock
Ainda segundo a escola, esta aeronave é conhecida como a mais segura do mundo
Divulgação/ND
Suas atribuições datam do século 19, mas existem registros de que Leonardo Da Vinci teria projetado algo semelhante em 1480, diz a instituição
Foto/Reprodução
O girocóptero também pode ser chamado de giroplano, autogiro ou simplesmente “giro”
Foto/Wikimediacommons
Um girocóptero custa a partir de R$ 700 mil e tem autonomia de cerca de duas horas de voo com o tanque completo com gasolina.
Foto/Pixabay