Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O Banco Central (BC) já devolveu mais de R$ 1 bilhão a vítimas de fraudes e golpes ou falhas operacionais por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED) desde 2021, quando o sistema foi criado
Freepick
A aplicação, criada para proteger consumidores, está disponível no aplicativo do banco e pode ser acionada assim que o cliente perceber a fraude ou falha e permite que a autarquia informe imediatamente à instituição financeira a ocorrência
Freepick
Segundo o BC, entre janeiro e julho de 2024, cerca de 2,5 milhões de pedidos de restituição motivados por fraude foram realizados. No entanto, 68% não foram aceitos
Ivo Brasil/Pexels
Ainda segundo a autarquia, o valor recuperado por meio do mecanismo alcançou R$ 284 milhões no período, representando aproximadamente 8% do total solicitado
Daniel Dan/Pexels
Segundo o chefe do departamento de competição e estrutura do mercado financeiro do BC, Breno Santana Lobo, ao perceber que foi vítima de um golpe, o usuário deve entrar em contato imediatamente com o banco pelos canais de atendimento disponíveis
Freepick
“É importante agir rapidamente, pois o banco pode repassar a informação ao Banco Central, que então notifica o banco onde está a conta do fraudador. Assim, os recursos podem ser bloqueados de forma ágil”, disse
Olha Ruskykh/Pexels
No entanto, os valores podem demorar a ser restituídos. Lobo destaca que os valores podem levar até 10 dias para serem restituídos
Freepick