PROCESSO MILIONARIO
Instagram @dolceegabanna
Entenda a briga da marca Dolce&Gabbana com dupla de blogueiros
A Dolce&Gabbana pediu US$ 600 milhões aos blogueiros Tony Liu e Lindsay Schuyler, da conta Diet_Prada no Instagram, acusando a dupla de ter sido responsável pela crise entre a marca e o mercado chinês em 2018
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O processo é de 2019, mas só neste ano se tornou público, após a divulgação dos próprios blogueiros. Para entender o motivo, é preciso voltar um pouco no tempo
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Em novembro de 2018, a Dolce&Gabbana se preparava para um desfile em Xangai. Para a divulgação, colocaram uma modelo chinesa, vestida com trajes típicos, tentando comer pratos italianos utilizando hashis em vez de garfo e faca
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Obviamente, a modelo não conseguiu, e a cena não ficou nada agradável. Foi o bastante para a comunidade chinesa tratar a peça como xenofóbica e depreciativa. A reação foi imediata, e houve até pedido de boicote. Os vídeos foram deletados
Budrul Churut/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
A situação piorou após a divulgação de uma suposta conversa de Stefano Gabbana e a modelo Michaela Tranova. Nos prints, Gabbana é ríspido e não admite que a publicidade foi racista
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O perfil Diet Prada, que é crítico aos problemas do mundo da moda, entrou na história e não apenas divulgou os vídeos da campanha como também descreveu as mensagens trocadas entre Tranova e Gabbana
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Foi o suficiente para a história viralizar. O estilista chegou a negar que aquela conversa era verdadeira, porém não havia mais volta. O desfile em Xangai foi cancelado, e a D&G passou a ser boicotada na China, perdendo milhões de dólares
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Valor que, agora, a grife italiana tenta recuperar no processo contra o Diet Prada. A empresa quer € 450 milhões por causa do impacto da imagem na marca, além de € 4 milhões para custear prejuízos causados pela postagem
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Além disso, cobra € 90 milhões por vendas perdidas na Ásia e mais de € 17 milhões pelo cancelamento do desfile e custo com pessoal. No total, a conta supera o equivalente a US$ 600 milhões
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Leia a reportagem no site da CNN Brasil
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