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Apenas 1% dos estudantes brasileiros do 4º e do 8º ano atingiram o nível máximo de proficiência em ciências e matemática, segundo o Timms (Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências, na sigla em inglês)
EducaçãoSP
Esta foi a primeira vez que o estudo foi aplicado no Brasil. A pesquisa contou com a participação de 44,9 mil estudantes de escolas públicas ou privadas em todo o país
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Em matemática, a pesquisa mostrou que 51% dos estudantes do 4º ano ficaram abaixo do nível baixo. Na média internacional, esse valor foi de 9%
ESTADÃO CONTEÚDO
Entre os alunos do 8º ano, o desempenho foi ainda pior, com 62% deles não chegando ao nível baixo em matemática. A média internacional foi de 19%
Louis Bauer/Pexels
O cenário se repetiu na avaliação de ciências: apenas 1% dos estudantes do 4º ano atingiu o nível avançado na disciplina, enquanto 39% ficaram abaixo do nível baixo
Studio Formatura/Galois
E, no 8º ano, 42% dos alunos tiveram o pior desempenho, enquanto na média internacional esse valor (nível inferior ao baixo) foi de 20%
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O Brasil está entre os piores países no ranking global no desempenho de matemática. No 8º ano, o Brasil ficou à frente apenas do Marrocos, com média de 378 pontos. São resultados piores que os apresentados por países como Irã, África do Sul e Malásia
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