Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos

divulgação

Um dos carros mais populares do Brasil deu adeus ao mercado nacional após quase 20 anos. O Renault Sandero teve sua produção encerrada na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná

divulgação

O hatch, que já foi um dos modelos mais vendidos da Renault, resistia apenas na versão Stepway, com motor 1.0 aspirado e proposta aventureira

divulgação

O fim do Sandero acompanha uma tendência do setor automotivo nacional, que tem deixado os hatches compactos de lado para focar em SUVs. Neste caso, o Sandero perdeu seu posto para um B-SUV rival do Fiat Pulse e, em breve, do Volkswagen Tera

divulgação

Ao longo de sua trajetória, o Sandero foi um modelo marcado pelo bom espaço interno, inclusive superior ao de alguns hatches médios. O porta-malas de 320 litros sempre foi um bom diferencial

divulgação

No entanto, a segurança foi um ponto fraco tendo sido reprovado em testes do Latin NCAP. Mais recentemente, o veículo virou boa opção para motoristas de aplicativo

divulgação

Derivado do Dacia Logan, sua estreia ocorreu no Salão de Frankfurt, em 2007, chegando às concessionárias brasileiras em dezembro do mesmo ano

divulgação

Foi o primeiro veículo da marca revelado fora da Europa e enfrentou rivais de peso, como Fiat Palio, Volkswagen Gol e Ford Fiesta. Na época, a empresa apostou em trazer para o Brasil carros da sua marca romena, mas com a badge Renault

divulgação

Em 2009, a Renault lançou o Sandero Stepway, um modelo com suspensão elevada e estilo aventureiro, para competir com o Volkswagen CrossFox. O sucesso da versão fez com que, anos depois, o Stepway passasse a ser tratado como um modelo independente

divulgação

O carro ficou mais interessante na Europa em 2012, mas só chegou ao Brasil em 2014. O Sandero manteve a proposta de carro robusto e acessível

divulgação

O hatch teve seu auge em 2015: a versão esportiva Sandero RS. O modelo francês virou um legítimo esportivo com motor 2.0 de 150 cv, ajustes feitos pela Renault Sport e um preço competitivo

divulgação

divulgação

leia mais em