Wikimedia Commons
Atualmente, os videogames são populares em todo o mundo, desde títulos mais realistas para consoles até jogos casuais em smartphones. Contudo, existem videogames antigos que também fizeram muito sucesso, mas acabaram sendo esquecidos pelo tempo
Pexels
O Brasil foi palco de uma grande geração de jogadores de videogame. Entre as décadas de 1980 e 1990, diversos consoles foram lançados no Brasil como clones de modelos que não chegavam oficialmente ao país, como o NES (Nintendo Entertainment System) e o Atari
Wikimedia Commons
Ao longo dos anos, dezenas de aparelhos se popularizaram no país, principalmente por oferecerem versões de consoles que não chegaram ao Brasil, ou alternativas mais acessíveis. Confira cinco videogames antigos que fizeram sucesso no país e depois sumiram
Wikimedia Commons
Odyssey A versão que chegou ao país foi o Odyssey 2, comercializado com o nome de Odyssey. Lançado em 1978, o console da Magnavox só chegou ao mercado brasileiro em 1983. Seu sucesso foi tão grande no Brasil que jogos foram adaptados para o mercado nacional
Wikimedia Commons
Dynavision Um dos clones de Atari mais famosos no Brasil, e não por acaso, já que a própria Dynacom lançava diversos jogos oficiais no país. Um dos destaques era o controle Dynastick, que trouxe diferenciais em relação ao controle original do Atari
Reprodução/Dynacom
Phantom System Lançado no Brasil em 1988 pela Gradiente, era um clone do Nintendinho, que se tornou uma das cópias da Nintendo mais populares do país. Embora fosse compatível com o NES, o seu design lembrava o Atari 7800 e os controles lembravam os do Mega Drive, da Sega
Reprodução/Facebook
PolyStation Também é um clone do NES, mas com uma carcaça semelhante à do PSOne, a segunda versão do primeiro PlayStation da Sony. Lançado em 1997, ganhou popularidade no Brasil após a virada do século e oferecia apenas entrada para cartuchos de Nintendinho
Wikimedia Commons
Zeebo Um dos videogames brasileiros mais recentes é o Zeebo, fabricado pela Tectoy, como uma opção mais acessível aos consoles da época. Foi lançado em 2009 em parceria com a Qualcomm, sendo uma opção que não necessitava de mídias físicas, como cartucho, DVD ou Blu-ray
Wikimedia Commons