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O Brasil deve levar mais de 15 anos para alcançar equidade para diferentes grupos raciais e socioeconômicos na conclusão do ensino médio
Paulo Savala/Secretaria da Educação do Estado de São Pauloik
Isso é o que aponta um novo estudo do Todos Pela Educação, com base em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
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O estudo analisa a conclusão do ensino fundamental até os 16 anos e do ensino médio até os 19 anos, entre 2015 e 2025, e evidencia que as desigualdades na conclusão das etapas têm múltiplas facetas
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Persistem também disparidades regionais, além de diferenças significativas associadas ao perfil socioeconômico, racial e de gênero
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A análise mostra avanços importantes na última década. No ensino médio, a taxa de conclusão registrou evolução expressiva, partindo de 54,5% em 2015 para 74,3% em 2025
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Ao analisar as desigualdades, os dados mostram que, atualmente, 69,5% dos jovens pretos, pardos e indígenas de até 19 anos têm o ensino médio completo
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