GOLPE DO DELIVERY
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Crime com uso de apps de entrega de comida cresceu 186% neste ano; veja como se proteger
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De acordo com o Procon-SP, foram quase 250 reclamações de golpes aplicados por entregadores de aplicativos de comida - que somam uma quantia superior a R$ 500 mil
- Rappi = 105 registros de reclamação - iFood = 80 registros - Uber Eats = 64 registros
Tenor
Os maiores alvos são:
Há casos em que os entregadores cobram a refeição (que muitas vezes já foi paga no app) com uma máquina com o visor quebrado e colocam valores indevidos, sem que o cliente perceba
Como os criminosos agem?
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O Procon também alerta para golpes com ligações do restaurante sobre a cobrança de uma 'taxa de entrega' e pedindo dados do cartão ou falando que o entregador diz ter sofrido um acidente
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Nesses casos, os aplicativos são responsáveis por reembolsar o consumidor pelo prejuízo. Se isso não acontecer, deve-se acionar o Procon
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1) Prefira fazer o pagamento online, no próprio app de delivery 2) Sempre desconfie, especialmente quando o entregador disser que é necessário pagar algum valor extra
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Como se prevenir
3) Não digite senhas ou informações pessoais em máquinas com visor quebrado ou ilegíveis 4) Não passe informações por telefone 5) No caso de dúvidas, contate o local onde o pedido foi feito
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