FICARAM NO PAPEL
Conheça 10 projetos de aviões da Embraer que nunca decolaram
Foto: Revista Flap
Em seus mais de 50 anos, a Embraer projetou e fabricou uma série de aviões civis e militares que se tornaram referência, mas a lista seria maior se outros projetos tivessem saído da prancheta
Foto: Revista Flap
Projetado na década de 1970, foi desenhado como uma avião militar multimissão, que poderia ser usado desde transporte de pessoal até missões de busca e salvamento
EMB-500 Amazonas
Foto: Revista Flap
O avião seria equipado com paredes, piso, parabrisa, janelas e portas reforçadas para manter a pressão interna, podendo voar mais alto e por maiores distâncias
Bandeirante Pressurizado
Foto: Divulgação / Embraer
Proposto em 1974 e com funções semelhantes às do EMB-500 Amazonas, o projeto repetia as mesmas atribuições do conceito anterior, mas com opções de motorização a jato
Projeto CX
Foto: Revista Flap
Proposto para atender a Força Aérea Brasileira com missões de ataque ao solo, reconhecimento fotográfico, patrulha e interceptação de aeronaves de baixa performance
EMB-330
Foto: Revista Flap
De 1977, o projeto com motor a pistão e cabine para dois ocupantes era indicado para função de treinamento de cadetes da FAB, além de servir como avião de acrobacia e até operações militares
EMB-301
Foto: Revista Flap
Também sugerido em 1977, possuía motor turboélice, equipamentos de bordo mais avançados e assentos ejetáveis
EMB-311
Foto: Revista Flap
Desenvolvido a partir de 1973, a aeronave com cabine pressurizada e motores turboélice poderia transportar 21 passageiros ou uma carga máxima de 2.720 kg
EMB-120 Araguaia
Foto: Revista Flap
De todos os projetos citados, o Araguaia foi o que mais se aproximou de virar realidade. O desempenho, no entanto, ficou abaixo do esperado e o projeto acabou descartado
Foto: Revista Flap
De 1976, foi uma proposta de caça-bombardeiro com desempenho subsônico para a Força Aérea Brasileira, podendo carregar dois canhões e uma carga bélica de 4.212 kg
Projeto AX
Foto: Revista Flap
Apresentando no fim da década de 1980, o projeto poderia ter resultado no primeiro jato de combate supersônico desenvolvido no Brasil, capaz de voar a mais de 1.600 km/h
Embraer MFT-LF
Foto: Revista Flap
O projeto de meados de 1985 foi sugerido em seis configurações diferentes. O principal diferencial da aeronave era o uso de motores com hélices virados para trás
EMB-123
Foto: Revista Flap
Leia mais no site da CNN Brasil
Giphy