SEM PÂNICO

Os “segredos” que as companhias aéreas não contam para os passageiros

AP

Por questões de conforto ou para evitar pânico entre os viajantes, empresas aéreas preferem ocultar alguns detalhes das operações de voo

Emanuel Alexandru / Unsplash

Não chegam a ser segredos, pois são descritos em manuais e regulamentos aeronáuticos, mas são informações que as empresas do setor preferem manter sem muita divulgação. Veja alguns deles:

Suhyeon Choi / Unsplash

Em caso de incêndio, o que se ouve na cabine é um alarme discreto que pode nem ser percebido pelos passageiros, evitando pânico entre eles, mas é detectado pelos tripulantes

        Alarme discreto

Foto: Revista Flap

No momento em que as portas de um avião comercial são fechadas, a autoridade máxima a bordo passa a ser o comandante, mesmo que entre os passageiros estejam policiais de alta patente

        Autoridade máxima

Divulgação

O comandante pode ordenar a prisão de passageiros, a retirada de cargas potencialmente perigosas, aplicar multas e até registrar o testamento de um passageiro que falecer durante um voo

Supachat Varongsurat / Getty Images

Além de servir refeições e realizar orientações ao longo do voo, comissários de bordo são responsáveis por manter a ordem e a segurança na cabine do avião, recebendo aulas de defesa pessoal 

        Defesa pessoal

Divulgação

No compartimento de bagagem pode estar guardado um machado, ferramenta com lâmina afiada que pode ser usada no combate a incêndios na cabine ou para arrombar a porta do banheiro

        Machados na cabine

Divulgação

Durante o pouso noturno, as luzes da cabine do avião são reduzidas para preparar os passageiros para uma eventual evacuação e não para economizar energia, como é falado

        Luzes reduzidas

Foto: Revista Flap

Quando as luzes são suavizadas, os olhos se adaptam à baixa luminosidade, fazendo com que os passageiros consigam enxergar melhor no escuro e encontrar mais rápido as saídas de emergência

Yohei Shimomae / Unsplash

A porta dos banheiros pode ser aberta pelo lado de fora com uma trava de acionamento simples, que fica escondida. O recurso serve para retirar passageiros em situações emergenciais ou indisciplinados

        Travas do lado de fora

Richard Sharrocks

Leia mais no site da CNN Brasil

Giphy