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Muitos motoristas se perguntam sobre qual tipo de água deve ser usado no radiador do carro, e a resposta talvez te surpreenda: "nenhum". Isso porque, ainda que o radiador e o sistema de refrigeração estejam presentes nos veículos, não se usa mais água pura
Divulgação/BYD
Durante décadas, os automóveis utilizavam água pura no radiador para resfriar o motor, em um sistema que funcionava com a água circulando pelo motor e retornando ao radiador para esfriar: devido à expansão térmica, era necessário completar o nível de água periodicamente
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Segundo o especialista Boris Feldman, não se deve completar o sistema com água mineral, filtrada ou de qualquer outro tipo; o que se utiliza é um líquido composto por uma mistura de 50% de água e 50% de um aditivo chamado etileno-glicol
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Esse aditivo desempenha funções cruciais: em regiões frias, evita o congelamento da água; e em países tropicais, como o Brasil, eleva a temperatura de ebulição da água de 104°C para cerca de 110°C, reduzindo a chance de fervura
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Embora seja possível para o motorista fazer a mistura, o recomendável é adquirir frascos com a solução já pronta, pois esses líquidos contêm aditivos antioxidantes que previnem a corrosão interna do motor
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Boris Feldman enfatiza que, apesar da permanência do radiador nos carros modernos, o que era antes preenchido com água pura agora requer um líquido especial de refrigeração; portanto, nada de água no radiador, o melhor é comprar o fluido já pronto. Boa viagem!