Água pura no radiador  é risco para o motor: confira o que usar

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O uso de água pura no radiador do carro é um erro que pode causar sérios danos ao motor. Essa prática, comum no passado, não é mais recomendada para os veículos modernos, que possuem sistemas de arrefecimento mais sofisticados

Divulgação/BYD

Segundo o especialista Boris Feldman, os carros atuais utilizam radiadores selados, onde o líquido aquecido é direcionado para um reservatório e retorna ao sistema quando esfria. Para esse processo, o ideal é usar uma mistura composta por 50% de água e 50% de um aditivo chamado etilenoglicol

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Benefícios do líquido de arrefecimento O líquido de arrefecimento, também conhecido como “anti-freezer”, oferece três vantagens significativas em comparação com a água pura

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1. Prevenção contra congelamento do líquido em temperaturas muito baixas;    2. Elevação do ponto de ebulição, o que reduz o risco do motor superaquecer; 3. Proteção contra oxidação, para prevenir a formação de ferrugem no interior do motor

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Muitos brasileiros questionam a necessidade de um produto “anti-congelante” em um país tropical. No entanto, Feldman esclarece que o líquido tem mais funções: ele atua como um “anti-boiler”, dificultando  a fervura do líquido em altas temperaturas

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Para garantir a longevidade e o  bom funcionamento do motor, é fundamental utilizar o líquido de arrefecimento adequado, seguindo as recomendações do fabricante do veículo. A mistura correta de água e etilenoglicol proporciona uma proteção abrangente contra diversos problemas

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