pexels
Atualmente, ainda há cerca de 2,6 milhões de carros com airbags defeituosos da fornecedora Takata em circulação no Brasil, segundo informações da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon)
pexels
O número é alarmante, já que os airbags com defeito podem oferecer risco de morte aos ocupantes do veículo
pexels
O problema desses equipamentos está nos deflagradores deles, que podem explodir e espalhar estilhaços de metal a uma velocidade altíssima quando acionados, ferindo gravemente ou até causando a morte de quem estiver no carro
pexels
O defeito afetou cerca de 100 milhões de carros ao redor do mundo, e aproximadamente 5,9 milhões desses foram comercializados no Brasil
pexels
Um recall foi iniciado há aproximadamente uma década, mas apenas 3,3 milhões desses veículos passaram pelo reparo
pexels
O recall é feito de forma gratuita, e o reparo consiste na substituição do insuflador do airbag. No país, 17 fabricantes fizeram recalls relacionados a defeitos nos airbags da Takata, de acordo com levantamento da Folha de S.Paulo
pexels
Para estimular a realização de recalls, a legislação atual impõe que não seja possível realizar o licenciamento de veículos que não tenham atendido a recalls após um ano que estes tenham sido anunciados
pexels
Nos sites dos fabricantes de veículos, é possível encontrar informações referentes a recalls, assim como no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran)
pexels