Carros elétricos perdem alcance no calor extremo, diz estudo

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Os carros elétricos são menos eficientes em climas frios, já que baixas temperaturas atrapalham o processo químico de armazenamento de energia. Mas estudo da Recurrent Auto aponta que esses veículos também perdem alcance em climas quentes

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Os pesquisadores concluíram, a partir de dados coletados de 7.500 carros elétricos dos Estados Unidos, que até os 32ºC, as baterias perdem de 2% a 5% do alcance máximo

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Acima dessa temperatura, entre 35ºC e 38ºC, os modelos ficam entre 15% e 31% menos eficientes

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A queda no calor ocorre quando o veículo passa a consumir mais energia para resfriar a bateria e a cabine

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A perda de eficiência no calor é menor que no frio, porém, já é o suficiente para se tornar perceptível para o motorista

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A explicação para isso é bem simples. Vamos supor que esteja fazendo 0ºC e, para dirigir confortavelmente, você liga o aquecedor do carro para 20ºC. Logo, são 20ºC de diferença que o aquecedor precisará compensar

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Porém, se está fazendo 35ºC, o ar-condicionado precisará resfriar o interior em 15ºC para chegar à mesma temperatura. Os números do estudo são generalistas. Por isso, alguns modelos sofrem mais com o calor do que outros

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Existe uma forma de amenizar um pouco a perda de alcance em dias extremamente quentes, mesmo em países tropicais e diante do aquecimento global

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A estratégia é praticamente a mesma usada em dias frios e consiste em ligar o ar-condicionado para resfriar a cabine antes de iniciar a viagem, enquanto o carro ainda estiver conectado no seu carregador, seja ele doméstico ou público

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Desse modo, a energia utilizada  para arrefecer a cabine será puxada diretamente da rede elétrica, mantendo a bateria com carga máxima

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O estudo do Recurrent Auto ainda aconselha os donos de EVs a sempre procurarem sombras ou locais cobertos em dias quentes

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E, principalmente, não deixar seu veículo no sol se ele estiver com a bateria baixa, já que o sistema de arrefecimento utiliza bastante energia para resfriá-la até a temperatura ideal, podendo comprometer o funcionamento dos demais sistemas do carro, incluindo os motores

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