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Existe algum problema em montar pneus de marcas diferentes em um mesmo eixo? Se eles tiverem a mesma medida, pode-se achar que não há problema, mas não é bem assim
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Quando os pneus não têm as mesmas medidas, é intuitivo pensar que eles não devem ser montados em um mesmo eixo, até porque deve-se sempre utilizar pneus com as medidas recomendadas pelo fabricante. E pneus de marcas diferentes, porém com a mesma medida em um mesmo eixo?
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Especialistas da Michelin, à CNN
Não há grandes contraindicações quanto a montar pneus de marcas diferentes, porém com as mesmas medidas, nos eixos dianteiro e traseiro. Isso, claro, com os dois pneus de cada eixo sendo idênticos em marca e modelo, mas a prática não é recomendada para veículos com tração nas quatro rodas
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Quando um veículo 4x4 circula com tração às 4 rodas é muito importante que a relação de velocidade entre o eixo dianteiro e o traseiro seja a prevista pelo fabricante. Caso contrário, podem-se produzir danos ou disfunções no veículo em função do tipo de transmissão e do modo de utilização
Especialistas da Michelin, à CNN
Pode haver diferentes níveis de desgaste entre os pneus dianteiros e traseiros? É normal que haja diferença entre os níveis de desgaste dos pneus de um eixo comparados aos do outro eixo. Normalmente, os pneus do eixo que traciona o carro são os que apresentam maior desgaste
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Para diminuir a diferença nos níveis de desgaste, os fabricantes dos veículos normalmente recomendam que seja feito o rodízio dos pneus a cada 10 mil quilômetros. Contudo, se os níveis de desgaste entre pneus de um mesmo eixo forem diferentes, pode ser necessário alinhar e balancear os pneus
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Também é importante conferir quinzenalmente a pressão dos pneus, já que pneus que inflarem fora da pressão adequada podem ter um maior desgaste. Vale lembrar que se deve trocar os pneus de um mesmo eixo ao mesmo tempo, não sendo recomendado trocar apenas um deles por um novo
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Especialistas da Michelin, à CNN
Especialistas da Michelin, à CNN
Em um veículo que tenha tração nas quatro rodas, os quatro pneus têm que ser obrigatoriamente iguais e com desgaste semelhante para não provocar um desgaste mecânico no veículo. Ou seja, os quatro devem ser trocados ao mesmo tempo
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O procedimento deve ser assim, pois esses veículos normalmente possuem um diferencial entre os eixos e, caso tenhamos pneus diferentes ou com desgastes diferentes no eixo dianteiro em relação ao traseiro, esse diferencial irá trabalhar todo o tempo para equilibrar essa diferença
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