Divulgação/Jeep
Thiago Ventura/CNN
Tração é o sistema responsável por transmitir a força do motor para as rodas; a distribuição de potência define o tipo de tração, que pode ser dianteira, traseira ou nas quatro rodas (4X4 e AWD)
Divulgação/BMW
Cada uma dessas configurações apresenta vantagens e desvantagens, que variam de acordo com o uso e as condições da estrada; confira a seguir:
Divulgação/Citroen
Tração dianteira Tem o custo mais baixo de produção e, portanto, é a mais comum em veículos de passeio; posicionada na parte da frente do carro, envia força para as rodas dianteiras
Divulgação/Hyundai
Tração traseira Foi a primeira desenvolvida nos veículos, de leves a pesados; hoje, é mais comum em carros de alto desempenho, como modelos esportivos, e veículos maiores, como picapes e utilitários
Divulgação/Ford
Tração nas quatro rodas (4×4) Aparece em veículos off-road, como jipes e picapes, devido à capacidade de enfrentar terrenos irregulares; nessa configuração, a força do motor é distribuída para todas as rodas
Divulgação/Jeep
Tração integral (AWD) Aparece em picapes, SUVs, carros esportivos e carros 100% elétricos e oferece maior segurança em estradas molhadas ou escorregadias, além de melhorar a estabilidade em curvas
Thiago Ventura/CNN Brasil
Qual a melhor tração veicular? Depende do perfil do motorista e seu uso; tração dianteira é melhor para áreas urbanas, enquanto 4x4 ou AWD são mais apropriadas para uso em terrenos acidentados
Leo Sposito/Divulgação