Entenda os fatores que travam o avanço dos carros elétricos no Brasil

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Embora as vendas de carros elétricos no Brasil tenham crescido 85% em 2024, a consolidação desse tipo de veículo no mercado nacional ainda enfrenta entraves estruturais que impedem um avanço mais expressivo, segundo estudo da Thymos Energia

O documento mostra que, apesar da relevância do país como fabricante e mercado consumidor, menos de 7% dos veículos licenciados em 2024 foram elétricos. Os obstáculos estão divididos em cinco frentes: econômica, ambiental, técnica, política e social

Steve Russell

Um dos principais gargalos é a infraestrutura de recarga, ainda insuficiente e concentrada em poucas regiões, o que desestimula o consumidor na hora de optar por um modelo elétrico. Há também uma série fatores econômicos

Renault/Divulgação

O estudo cita o alto custo de aquisição e de baterias, a elevada tributação sobre veículos, tarifas de eletricidade caras e baixa rentabilidade na revenda. A falta de produção nacional de baterias de íons de lítio também é vista como um problema

Divulgação/BYD

O estudo aponta ainda a necessidade de o país testar modalidades tarifárias específicas para veículos elétricos. Na esfera política, pesam o sistema tributário complexo e a ausência de políticas públicas mais consistentes de incentivo

Divulgação

A Thymos avalia que a mobilidade elétrica no Brasil está em um ponto de inflexão. Para não perder espaço na corrida global, o Brasil terá de enfrentar as barreiras, dar incentivos ao consumidor e expandir a infraestrutura de recarga e estímulo à produção de baterias

Wikimedia Commons

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