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Em um cenário onde a responsabilidade por problemas em carros novos é frequentemente disputada, os consumidores se veem no meio de um verdadeiro “jogo de empurra”
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Quando um veículo apresenta problemas durante o período de garantia, que pode variar de dois a seis anos, o proprietário naturalmente procura a concessionária para obter o reparo gratuito
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No entanto, algumas oficinas tentam se esquivar da responsabilidade, alegando que o problema é do fabricante do componente específico
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Boris Feldman, especialista em automóveis, cita exemplos comuns desse “jogo de empurra”: – Pneus com desgaste prematuro; – Problemas no sistema de som; – Falhas na bateria.
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Nestes casos, a concessionária pode tentar direcionar o cliente para o fabricante do componente, argumentando que o defeito não é responsabilidade da montadora
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O especialista é enfático: ‘Você, quando compra um carro, você por acaso escolhe os pneus, o som ou a bateria? Não. Quem compra é o fabricante, ele é responsável pelo carro inteiro’
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Ele enfatiza que o fabricante do veículo tem responsabilidade sobre todo o automóvel, a menos que o consumidor tenha assinado algum contrato específico em contrário
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