Ter um carro elétrico ou híbrido pode te isentar de pagar o IPVA 2026

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Ter um carro elétrico ou híbrido pode representar uma economia relevante no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2026, dependendo do estado onde o veículo é emplacado

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Pelo menos 18 estados brasileiros e o Distrito Federal adotam algum tipo de incentivo fiscal para veículos eletrificados, seja por meio de isenção total, alíquotas reduzidas ou benefícios condicionados a critérios específicos

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Em algumas unidades da federação, os veículos elétricos não pagarão IPVA em 2026. É o caso do Distrito Federal, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe, onde a cobrança do imposto para modelos totalmente elétricos é zerada

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Em parte desses estados, a isenção também alcança veículos híbridos, embora com restrições relacionadas ao tipo de tecnologia ou ao combustível utilizado

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Outros estados optaram por alíquotas reduzidas, em vez da isenção total. No Rio de Janeiro, por exemplo, carros elétricos são tributados a 0,5%, enquanto híbridos pagam 1,5%, percentuais significativamente inferiores à alíquota padrão de veículos a combustão

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Estados como Piauí, Ceará, Mato Grosso do Sul e Paraíba também adotam reduções parciais, que podem variar conforme potência, valor venal ou categoria do veículo

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Há ainda modelos de incentivo condicionados ou temporários. Em Alagoas e no Amapá, a isenção vale apenas no primeiro ano de licenciamento, com aplicação de alíquotas reduzidas nos exercícios seguinte

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Em estados como São Paulo, onde se concentra a maior frota de veículos eletrificados do país, os incentivos são mais restritos. A isenção do IPVA está limitada a determinados híbridos flex, fabricados localmente e com teto de valor definido

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Minas Gerais tem um caminho semelhante ao de São Paulo. A legislação em vigor concede isenção de IPVA apenas a veículos elétricos ou híbridos produzidos no próprio estado e com valor máximo de 36 mil Ufemgs, o equivalente à cerca de R$ 199 mil

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