PEDAÇO DA ITÁLIA

A ascensão e a queda da companhia aérea italiana Alitalia

Reprodução / Instagram / @alitaliaofficial

Símbolo nacional criado há 74 anos, a companhia aérea italiana Alitalia será substituída em outubro, mas a qualidade dos serviços prestados pela estatal já não era a mesma há tempos

Reprodução / Instagram / @alitaliaofficial

A idade de ouro da Alitalia começou na década de 1950, depois do fim da Segunda Guerra Mundial, quando foi desencadeado um boom econômico na Itália

Touring Club Italiano / Getty Images

A Alitalia passou a representar a esperança coletiva e a identidade nacional

Gregory Alegi, especialista em indústria aeroespacial

Nessa época, os comissários de bordo usavam uniformes elegantes desenhados por casas de alta costura

Reprodução / ANSA Brasil

Além do estilo italiano, a companhia também orgulhava-se de exibir a culinária do país, e os pratos servidos à bordo tornavam a empresa uma das preferidas dos viajantes 

Mae Mu / Unsplash

A Alitalia era um acessório indispensável do Estado, porque era como ter um pedaço da Itália voando ao redor do mundo

Giovanni Orsina, diretor da Escola de Governo, em Roma

Os problemas da Alitalia começaram na década de 1990, quando a regulamentação europeia tornou o tráfego aéreo mais competitivo e as ferrovias italianas foram fortalecidas, de acordo com Alegi

Reprodução / Instagram / @alitaliaofficial

A situação piorou quando as autoridades tentaram privatizar a companhia, desencadeando uma busca infinita por parceiros dispostos a apoiar o Estado no enfrentamento dos desafios de um mercado livre

Reprodução / Instagram / @alitaliaofficial

A queda da Alitalia é o símbolo máximo da dificuldade histórica e inata da Itália em lidar com a globalização e a competição crescente

Giovanni Orsina

Leia mais no site da CNN Brasil

Reprodução / Instagram / @alitaliaofficial