PEDAÇO DA ITÁLIA
A ascensão e a queda da companhia aérea italiana Alitalia
Reprodução / Instagram / @alitaliaofficial
Símbolo nacional criado há 74 anos, a companhia aérea italiana Alitalia será substituída em outubro, mas a qualidade dos serviços prestados pela estatal já não era a mesma há tempos
Reprodução / Instagram / @alitaliaofficial
A idade de ouro da Alitalia começou na década de 1950, depois do fim da Segunda Guerra Mundial, quando foi desencadeado um boom econômico na Itália
Touring Club Italiano / Getty Images
A Alitalia passou a representar a esperança coletiva e a identidade nacional
Gregory Alegi, especialista em indústria aeroespacial
Nessa época, os comissários de bordo usavam uniformes elegantes desenhados por casas de alta costura
Reprodução / ANSA Brasil
Além do estilo italiano, a companhia também orgulhava-se de exibir a culinária do país, e os pratos servidos à bordo tornavam a empresa uma das preferidas dos viajantes
Mae Mu / Unsplash
A Alitalia era um acessório indispensável do Estado, porque era como ter um pedaço da Itália voando ao redor do mundo
Giovanni Orsina, diretor da Escola de Governo, em Roma
Os problemas da Alitalia começaram na década de 1990, quando a regulamentação europeia tornou o tráfego aéreo mais competitivo e as ferrovias italianas foram fortalecidas, de acordo com Alegi
Reprodução / Instagram / @alitaliaofficial
A situação piorou quando as autoridades tentaram privatizar a companhia, desencadeando uma busca infinita por parceiros dispostos a apoiar o Estado no enfrentamento dos desafios de um mercado livre
Reprodução / Instagram / @alitaliaofficial
A queda da Alitalia é o símbolo máximo da dificuldade histórica e inata da Itália em lidar com a globalização e a competição crescente
Giovanni Orsina
Leia mais no site da CNN Brasil
Reprodução / Instagram / @alitaliaofficial