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Um estudo sobre 39 programas de transformação digital em pequenas empresas revelou a importância do apoio estatal para o seu desenvolvimento
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A pesquisa, liderada pelo Sebrae no Rio Grande do Sul, examinou a situação de dez países, incluindo o Brasil
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A Alemanha se destacou como líder na digitalização eficaz das pequenas empresas, graças a iniciativas bem estruturadas e em constante evolução, como o Mittelstand-Digital 4.0
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A iniciativa alemã oferece suporte através de centros de excelência, que fornecem informações, orientação e financiamento para pequenas empresas
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Stefan Wiesner, do Instituto BIBA na Alemanha, enfatiza que a digitalização não se trata apenas de tecnologia, mas sim de pessoas
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Você precisa educar as pessoas, sentir a necessidade de digitalizar e também olhar para o processo dos negócios
Stefan Wiesner, chefe de departamento do Instituto BIBA na Alemanha
Um ponto comum observado em todos os países é a necessidade de criar redes de conhecimento e apoio para os empreendedores
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Dessa forma, quem empreende pode adquirir o conhecimento necessário e adotar a inovação e a digitalização em seus modelos de negócios, garantindo sua sobrevivência
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O diretor-superintendente do Sebrae no Rio Grande do Sul, André Vanoni de Godoy, evidenciou a necessidade da participação do governo
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Não é possível traçar políticas de incentivo aos pequenos negócios sem que haja a participação de algum mecanismo estatal ou de uma instituição que tenha como objetivo o fomento ao empreendedorismo
André Vanoni de Godoy, diretor-superintendente do Sebrae no Rio Grande do Sul
Além disso, a pesquisa destacou o Brasil como o único dos dez países a abranger os três estágios fundamentais: conscientização, implementação e manutenção
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O Brasil tem um bom ponto de início. Poderia ser um modelo para a América Latina
Stefan Wiesner, chefe de departamento do Instituto BIBA na Alemanha