Cinco anos de Covid-19: como a pandemia segue impactando pequenos negócios

Freepick

Os efeitos da Covid-19 foram desastrosos para muitos negócios, que, em tempo recorde, tiveram que driblar desafios ligados ao desabastecimento de mercadorias, matérias-primas e a ausência de clientes

Freepick

De acordo com dados do IBGE, mais de 700 mil pequenos negócios fecharam as portas entre os meses de março e junho de 2020

Marcelo Martins / Prefeitura de Santos

Nos anos seguintes, o impacto se desdobrou em uma redução no volume de empregos gerados e desafios financeiros e gestão que se estenderam, mesmo após a retomada

Getty Images

Para além das sequelas deixadas, a pandemia serviu de propulsora para inúmeros modelos de negócio que prosperaram com adoção de tecnologia, diversidade de canais de distribuição e atendimento ao cliente e novos produtos e serviços que priorizam a experiência do consumidor

Christina Morillo/Pexels

Alguns setores foram particularmente beneficiados por essas mudanças, o que abriu espaço para que PMEs com propostas de valor ligadas a tendências como auto atendimento e autosserviço, delivery e contactless

Getty Images

Pós-pandemia, a inovação contínua será determinante para evitar a saturação do mercado e garantir a perenidade de negócios que nasceram sob a ótica da digitalização, avalia Vinícius Barreto, vice-presidente da vertical Scale Up no Ecossistema 300 Franchising

Roberto Nickson/Pexels

Para o especialista, a economia colaborativa e o uso inteligente de plataformas digitais serão cruciais para as empresas que desejam ampliar seu alcance e manter-se relevantes em um mercado dinâmico e cada vez mais tecnológico

Cris Cantón/GettyImages

Freepick

leia mais em