Divulgação/Ministério dos Transportes
As rodovias administradas pela iniciativa privada se encontram em condições amplamente superiores quando comparadas às sob gestão pública, segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT)
Foto: CCR MSVia/Rachid Waqued
Entre as dez melhores rodovias do país, nove são concedidas à iniciativa privada e estão localizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. As dez piores estão todas sob gestão pública
Reprodução/Google
De acordo com o levantamento, 63,1% da extensão avaliada nas rodovias concedidas apresentam condições satisfatórias, classificadas como ótimas ou boas, enquanto, nas rodovias públicas, esse índice é de apenas 22,7%
Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Entre as rodovias classificadas como regulares, ruins ou péssimas, 36,9% das concedidas se enquadram nessa avaliação. Já nas rodovias sob gestão pública, a situação é significativamente pior, com 77,3% apresentando essas condições
Edsom Leite/MTPA
Até 2026, o governo quer ter 49 novos contratos de concessões rodoviárias: a meta é realizar 35 leilões e otimizar outros 14 acordos
Divulgação/Governo de SP
Segundo o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, este cenário significaria entre R$ 280 bilhões e R$ 290 bilhões de investimentos em estradas brasileiras
Marcelo Camargo/Agência Brasil