Comércio online de livros supera livrarias físicas pela primeira vez em 2022, aponta pesquisa
Rovena Rosa/Agência Brasil
O comércio do setor editorial brasileiro percebeu uma mudança no hábito de compras dos brasileiros em 2022. Pela primeira vez, as livrarias virtuais venderam mais livros – com um maior faturamento – do que os estabelecimentos físicos
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Segundo a pesquisa “Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro”, realizada em parceria pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com apuração da Nielsen BookData, as livrarias exclusivamente virtuais foram os canais com maior participação no faturamento das editoras, tendo alcançado 35,2% no ano passado
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Até 2021 as livrarias físicas eram os principais meios de venda, representando 30% do faturamento das editoras
Fernando Frazão/Agência Brasil
Também pela primeira vez em 2022, no subsetor de obras gerais, Feiras do Livro/Bienal aparece entre os cinco primeiros canais na participação do faturamento das editoras
Estadão Conteúodo
Para o presidente da CBL, Sevani Matos, estar entre os principais canais de vendas mostra que as Feiras de Livro/Bienais representam mais esse papel importantíssimo e relevante no mercado editorial e livreiro
Wilson Dias/Agência Brasil
Segundo o presidente do SNEL, Dante Cid, a pesquisa mostra que o mercado acompanha a situação do país e ainda depende que o Brasil supere obstáculos econômicos e sociais que permitam a expansão do hábito da leitura
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Ao todo, foram vendidos 314 milhões de exemplares em 2022, 23% a menos do que em 2021, quando foram vendidos 409 milhões. Em questão de faturamento, 2022 registrou R$ 5.5 bilhões em vendas, sendo que em 2021 foi R$ 5.83 bilhões, uma queda de 6%
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