BASQUETE NO TWITCH

Como a transmissão da NBA no Brasil virou referência para o resto do mundo

Adam Pantozzi / Divulgação

No dia 2 de junho, a NBA Brasil fez a transmissão de dois de seus jogos através da plataforma de live streaming Twitch, algo nunca antes feito em nenhum outro país do mundo

Gaules / Reprodução Youtube

Como uma rede de TV, mas muito mais interativa, a plataforma é um serviço de transmissões de vídeo ao vivo, em que qualquer um pode ser o seu próprio canal e compartilhar conteúdo com seus espectadores – incluindo comentários de jogos

Giphy

O jogo foi a transmissão de estreia do maior streamer brasileiro, Alexandre "Gaulês" Borba, comentando uma partida da NBA, e contou com um público de cerca de 150 mil pessoas

Victor Pollini / Divulgação

Para o jovem, é como se ele estivesse na sala de casa com amigos assistindo e comentando os jogos. Assim, a gente apresenta o produto e aumenta, no longo prazo, o consumo em outras plataformas

Rodrigo Vicentini, head da NBA no Brasil

A parceria foi possível graças à Budweiser, que comprou os direitos de transmissão de alguns jogos, e se torna agora uma "emissora" oficial da NBA por aqui

Divulgação

Existe um nicho de pessoas que se interessam pelo basquete, mas não se empolgam com a transmissão tradicional. E a ideia é expandir ainda mais iniciativas como essa, com outros formatos e para outros públicos que amam o esporte

Alice Alcantara, head de Budweiser no Brasil

Entre pessoas da Geração Z, nascidos entre 1995 e 2010, 90% se conectam com a NBA por meio do mundo dos jogos, e não necessariamente do esporte em si, segundo Vicentini

Taylor Smith / Unsplash

Tirando os Estados Unidos, o Brasil aparece, segundo a própria companhia, como o segundo maior mercado da marca, atrás apenas da inalcançável China 

GC Gellidon / Unsplash

Queremos que os fãs se engajem, se não pelo basquete em si, pelo lifestyle, pelos games. Como o público brasileiro tem recebido bem nossos projetos, a gente consegue inovar, fazer pilotos

Rodrigo Vicentini

Leia mais no site da CNN Brasil

Giphy