CULTURA SNEAKERHEAD
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Como colecionar tênis virou um negócio multibilionário
A cultura do tênis também está profundamente entrelaçada com a cultura do esporte – especialmente após o lançamento dos tênis Air Jordan de Michael Jordan (1985) considerado “o 1º e mais colecionável dos tênis”
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Os altos preços do leilão refletem o crescimento robusto do mercado secundário de revenda de tênis, que a StockX - app de revenda de tênis - estima em R$ 50,9 bilhões
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Prevê-se que esse número suba para quase R$ 152 bilhões até 2030, à medida que um número crescente de colecionadores investir em itens de edição limitada
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De 5 anos para cá, o público deste tipo de produto mudou. Um especialista conta que um número crescente de millennials que estão começando essa jornada se juntou aos colecionadores de sapatos já estabelecidos
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O leilão mais alto de sneaker aconteceu em 2021: o protótipo Nike x Yeezys que Kanye West usou no Grammy de 2008 se tornou o tênis mais caro da história ao ser vendido por US$ 1,8 milhão (R$ 9,1 milhões)
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“Os leilões se estabeleceram firmemente na cultura pop, na história da moda e nos pés de vencedores do Grammy, virando ícones da moda celebrados por atletas renomados em vários de gêneros esportivos”
diz Caitlin Donovan, chefe da casa de leilões Christie's
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