FICARAM NO PAPEL

Conheça 10 projetos de aviões da Embraer que nunca decolaram

Foto: Revista Flap

Em seus mais de 50 anos, a Embraer projetou e fabricou uma série de aviões civis e militares que se tornaram referência, mas a lista seria maior se outros projetos tivessem saído da prancheta

Foto: Revista Flap

Projetado na década de 1970, foi desenhado como uma avião militar multimissão, que poderia ser usado desde transporte de pessoal até missões de busca e salvamento

        EMB-500 Amazonas

Foto: Revista Flap

O avião seria equipado com paredes, piso, parabrisa, janelas e portas reforçadas para manter a pressão interna, podendo voar mais alto e por maiores distâncias

         Bandeirante Pressurizado

Foto: Divulgação / Embraer

Proposto em 1974 e com funções semelhantes às do EMB-500 Amazonas, o projeto repetia as mesmas atribuições do conceito anterior, mas com opções de motorização a jato

         Projeto CX

Foto: Revista Flap

Proposto para atender a Força Aérea Brasileira com missões de ataque ao solo, reconhecimento fotográfico, patrulha e interceptação de aeronaves de baixa performance

        EMB-330

Foto: Revista Flap

De 1977, o projeto com motor a pistão e cabine para dois ocupantes era indicado para função de treinamento de cadetes da FAB, além de servir como avião de acrobacia e até operações militares

        EMB-301

Foto: Revista Flap

Também sugerido em 1977, possuía motor turboélice, equipamentos de bordo mais avançados e assentos ejetáveis

        EMB-311

Foto: Revista Flap

Desenvolvido a partir de 1973, a aeronave com cabine pressurizada e motores turboélice poderia transportar 21 passageiros ou uma carga máxima de 2.720 kg

        EMB-120 Araguaia

Foto: Revista Flap

De todos os projetos citados, o Araguaia foi o que mais se aproximou de virar realidade. O desempenho, no entanto, ficou abaixo do esperado e o projeto acabou descartado

Foto: Revista Flap

De 1976, foi uma proposta de caça-bombardeiro com desempenho subsônico para a Força Aérea Brasileira, podendo carregar dois canhões e uma carga bélica de 4.212 kg

        Projeto AX

Foto: Revista Flap

Apresentando no fim da década de 1980, o projeto poderia ter resultado no primeiro jato de combate supersônico desenvolvido no Brasil, capaz de voar a mais de 1.600 km/h

        Embraer MFT-LF

Foto: Revista Flap

O projeto de meados de 1985 foi sugerido em seis configurações diferentes. O principal diferencial da aeronave era o uso de motores com hélices virados para trás

        EMB-123

Foto: Revista Flap

Leia mais no site da CNN Brasil

Giphy