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O consumo de cerveja que migrou dos bares para as casas durante a pandemia não voltou aos patamares anteriores com a reabertura da economia
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Em 2020, com o auge do fechamento do comércio, o volume de cerveja vendido em bares e restaurantes ficou em 57,5% do todo
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Já as compras via pontos de venda para o consumo em casa representaram 42,5%
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Em 2021, o consumo de cerveja fora do lar passou a 58,4%, ou 8,4 bilhões de litros, bem próximo ao observado um ano antes
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Já supermercados e comércios do tipo ficaram com 41,6%: 5,9 bilhões de litros de cerveja comercializados para que o cliente bebesse em casa
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Os dados são do levantamento da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor, para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – Sindcerv
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A performance se deve, principalmente, ao crescimento de vendas diretas ao consumidor em plataformas digitais, que subiu 1,5% em 2021 – e nos atacarejos, com o aumento de 13% no mesmo período
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