DE BANCOS A CALL CENTERS

Empresas acusadas de telemarketing abusivo terão serviços suspensos

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Ao menos 180 instituições, entre bancos, empresas de celular e call centers, entraram na mira da Secretaria de Defesa do Consumidor e dos Procons de todo país devido ao telemarketing abusivo

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No último dia 18, o Ministério da Justiça publicou no Diário Oficial da União uma medida cautelar que suspende os serviços e dá dez dias para as empresas se defenderem

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O contato por telemarketing é considerado abusivo sempre que uma empresa liga em horários inapropriados ou repetidas vezes para o consumidor

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São ligações com pedidos diversos, como aviso de cobrança ou oferta de crédito consignado. Muitas vezes, os dados são obtidos de maneira clandestina e a ligação cai no celular de quem não possui nenhuma relação comercial com a empresa

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A pessoa incomodada até tenta evitar o recebimento da chamada mas, com o uso de robôs, há empresas que mudam de número com frequência, o que impede a identificação

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Entre janeiro de 2019 e junho de 2022, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor registrou 6.085 reclamações, de acordo com o governo. Já o site consumidor.gov.br recebeu 8.462 queixas

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A ouvidoria do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor chegou a registrar reclamação de um idoso que contou ter recebido mais de 3 mil ligações em seus cinco números de celular

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