CONCORRENTE EM COMUM

Entenda fim das disputas envolvendo Embraer, Bombardier, Airbus e Boeing

Bombardier / Divulgação

Neste ano, chegaram ao fim duas longas disputas na Organização Mundial do Comércio (OMC) envolvendo fabricantes de aeronaves e subsídios dados a elas por governos

Embraer / Divulgação

Subsídios governamentais servem para fazer com que as empresas prosperem e gerem mais empregos, além de atrair investimentos de outras empresas

Embraer / Divulgação

Em fevereiro deste ano, o governo brasileiro encerrou a disputa contra o Canadá, iniciada em 2017, em que questionava os subsídios de mais de R$ 3 bilhões repassados à Bombardier

Bombardier / Divulgação

Na primeira quinzena deste mês de junho, foi a vez de Estados Unidos e União Europeia resolverem uma disputa comercial iniciada em 2004 sobre subsídios à Airbus e à Boeing

Bob Ferguson / Boeing

A União Europeia acusou a Boeing de ter recebido US$ 19 bilhões em subsídios injustos de governos norte-americanos, e os Estados Unidos entraram com uma ação semelhante sobre os subsídios europeus à Airbus

Airbus / Divulgação

Por trás dessas decisões está a tentativa de se proteger da Commercial Aircraft Corporation of China (Comac), que deve ganhar escala para bater de frente com as gigantes da aviação mundo afora

Comac / Divulgação

Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, explica que quando as empresas entram no mesmo segmento, só há espaço para lucro por causa dos subsídios

Bombardier / Divulgação

Agora, com esse acordo garantindo que nenhuma das regiões vai oferecer subsídios, o mercado tende a oferecer um equilíbrio melhor

Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos

Leia mais no site da CNN Brasil

Giphy