CONCORRENTE EM COMUM
Entenda fim das disputas envolvendo Embraer, Bombardier, Airbus e Boeing
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Neste ano, chegaram ao fim duas longas disputas na Organização Mundial do Comércio (OMC) envolvendo fabricantes de aeronaves e subsídios dados a elas por governos
Embraer / Divulgação
Subsídios governamentais servem para fazer com que as empresas prosperem e gerem mais empregos, além de atrair investimentos de outras empresas
Embraer / Divulgação
Em fevereiro deste ano, o governo brasileiro encerrou a disputa contra o Canadá, iniciada em 2017, em que questionava os subsídios de mais de R$ 3 bilhões repassados à Bombardier
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Na primeira quinzena deste mês de junho, foi a vez de Estados Unidos e União Europeia resolverem uma disputa comercial iniciada em 2004 sobre subsídios à Airbus e à Boeing
Bob Ferguson / Boeing
A União Europeia acusou a Boeing de ter recebido US$ 19 bilhões em subsídios injustos de governos norte-americanos, e os Estados Unidos entraram com uma ação semelhante sobre os subsídios europeus à Airbus
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Por trás dessas decisões está a tentativa de se proteger da Commercial Aircraft Corporation of China (Comac), que deve ganhar escala para bater de frente com as gigantes da aviação mundo afora
Comac / Divulgação
Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos, explica que quando as empresas entram no mesmo segmento, só há espaço para lucro por causa dos subsídios
Bombardier / Divulgação
Agora, com esse acordo garantindo que nenhuma das regiões vai oferecer subsídios, o mercado tende a oferecer um equilíbrio melhor
Gustavo Cruz, estrategista da RB Investimentos
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