Entenda por que as empresas decidem trocar de nome
Reuters via CNN
Um bom nome é essencial para uma empresa. É a partir dele, afinal de contas, que o público conhecerá e lembrará de uma marca, um produto ou um serviço
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Existem outras expressões como símbolo, logotipo, slogan e cor, mas o nome é o primeiro elemento identitário
Clotilde Perez, professora da PUC-SP e da ECA-USP
Em alguns casos, porém, essa lembrança não é mais vantajosa para a companhia, e mudar de nome se torna uma estratégia tentadora
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Faz sentido em um problema grave de infração porque marca uma ruptura simbólica com o passado
Clotilde Perez, professora da PUC-SP e da ECA-USP
Os casos mais recentes de empresas com problemas reputacionais que mudaram de nome são a Odebrecht, que virou Novonor, e a Camargo Corrêa, cuja holding passou a se chamar Mover. Ambas foram investigadas pela Operação Lava Jato
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Em outras situações, porém, a mudança de nome pode sinalizar movimentos como novo foco de atuação. De 2018 para cá, três gigantes do varejo, Magazine Luiza, Via Varejo e Lojas Americanas, decidiram reduzir seus nomes visando o cenário digital do e-commerce
Reprodução / Facebook / Magazine Luiza
Mais recentemente, no fim de outubro, o Facebook virou Meta. Oficialmente, o nome simboliza um novo foco de atuação da gigante de tecnologia: o desenvolvimento do chamado metaverso
Reprodução / Facebook / Meta
Ao mesmo tempo, o anúncio ocorre enquanto a empresa recebe uma enxurrada de críticas e denúncias – desde dificuldade para combater fake news até ameaças à própria democracia de países –, com ameaças de punição e regulação
Reuters via CNN
Perez afirma, porém, que apenas mudar o nome não é garantia que todos os problemas serão resolvidos
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