Entenda por que o leão se tornou animal símbolo do Imposto de Renda

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Desde 1980, a Receita Federal utiliza a imagem do leão como símbolo do Imposto de Renda

LUIS LIMA JR/FOTOARENA

A campanha publicitária criada pela agência DPZ&T, em 1979, trouxe a imagem do ‘rei da selva’ para a propaganda institucional

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A decisão de usar o leão como personagem na campanha levou  em consideração a imposição de respeito, a força do animal e os sentidos de justiça, lealdade e punição em situações de defesa

AGÊNCIA BRASIL

O impacto da campanha publicitária chegou ao ponto de o termo ser incorporado aos dicionários.  O Houaiss define “Leão” como  o órgão responsável pela arrecadação do Imposto de Renda

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Embora a Receita Federal não use mais a figura do leão, a imagem do símbolo ficou guardada na mente dos contribuintes, numa das mais bem-sucedidas peças publicitárias da mídia brasileira

Receita Federal

A campanha conseguiu alinhar uma comunicação de marca a uma situação específica. Então, toda vez que tinha aquela situação específica, as pessoas se lembravam da marca. E isso ficou muito difícil hoje com a fragmentação da mídia. Por isso, as marcas têm esses personagens criados no passado

Marcos Bedendo, professor de Branding e Marketing na ESPM

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