Faturamento de lojas físicas no Brasil cresce 22% no primeiro semestre, diz estudo
Rovena Rosa / Agência Brasil
O faturamento das lojas físicas do país cresceu 22% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2021, de acordo com o levantamento de Índices de Performance do Varejo
Rovena Rosa / Agência Brasil
Segundo o estudo, as vendas apresentaram aumento de 28% nos estabelecimentos de rua e 40% nos negócios em shopping centers
Tânia Rêgo / Agência Brasil
O aumento foi notado junto com o crescimento da movimentação do público, com uma alta de 48% na comparação entre o primeiro semestre deste ano e o de 2020, quando o país tinha restrições para evitar a transmissão da Covid-19
Rovena Rosa / Agência Brasil
A pesquisa também analisou a presença dos clientes em junho deste ano em comparação com o mesmo mês de 2021. O fluxo aumentou 25% nas lojas físicas e 21% em lojas dentro de shopping centers
Tomaz Silva / Agência Brasil
Segundo o levantamento, as vendas e o faturamento também acompanharam o aumento na movimentação em 12 meses
Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
O número de compras subiu 22% nas lojas físicas e 26% nas lojas em shoppings. Já o faturamento cresceu 18% e 11%, respectivamente, nessas categorias
Tânia Rêgo / Agência Brasil
O fluxo geral de visitantes no varejo em junho caiu 3%, na comparação com o mês anterior. Os estabelecimentos em shoppings sofreram mais, com queda de 5%, enquanto as lojas situadas em ruas tiveram retração de 3% no fluxo
Rovena Rosa / Agência Brasil
Com isso, a quantidade de compras teve uma redução de 12% nas lojas de rua e 10% em lojas dentro de shopping centers, no mesmo comparativo. Já o faturamento recuou 10% e 8%, respectivamente
Fernando Frazão / Agência Brasil
Flávia Pini, sócia da HiPartners Capital & Work, empresa responsável por organizar o levantamento em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, destacou que a expectativa do setor é mais otimista para a segunda metade do ano
Rovena Rosa / Agência Brasil
Expectativa para o 2º semestre
“A situação vem melhorando gradualmente e a perspectiva para o resto do ano é ainda melhor, com expectativa de queda na inflação e no desemprego, junto com grandes eventos do segundo semestre, como Black Friday e Natal
Flávia Pini, sócia da HiPartners Capital & Work
Para o economista Gilberto Braga, do Ibmec Rio de Janeiro, o movimento físico nas lojas e shoppings tem relação com o aumento da cobertura vacinal da população contra a Covid-19
Fernando Frazão / Agência Brasil
Somado a isso, temos uma demanda reprimida, já que na pandemia os hábitos de consumo se adaptaram àquela realidade e agora, tendo mais liberdade de circulação, eles se adaptam ao novo momento
Gilberto Braga, economista do Ibmec-RJ
Rovena Rosa / Agência Brasil