GREENWASHING
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O que é e como identificar a prática da falsa sustentabilidade
Greenwashing é um termo em inglês que pode ser traduzido de diversas formas no Brasil, mas é mais comum chamá-lo de “banho verde” ou “lavagem verde”
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Isso significa uma empresa tem em um discurso ou coloca em uma embalagem de um produto que ela respeita o meio ambiente e tem práticas sustentáveis, mas, na prática, ainda agride o meio ambiente
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Letícia Carolie Méo, fundadora da empresa Choice! Conexão Sustentável, destaca que órgãos de defesa do consumidor, incluindo no Brasil, costumam alertar empresas para retirar práticas ligadas ao greenwashing, mas que ainda há resistência à mudança
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Por outro lado, ela considera que o maior inimigo para o consumidor é a falta de tempo na decisão de compra. Sem conseguir analisar o produto e procurar informações sobre sua produção, o consumidor fica mais vulnerável ao greenwashing
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Algumas práticas de greenwashing giram em torno de afirmações vagas e sem provas, para chamar a atenção do consumidor. Frases como “produto 100% ecológico”, uso da cor verde e imagens de árvores e folhas, são muito usadas para enganar o consumidor
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Hoje, é praticamente impossível que uma empresa não tenha algum dano ambiental, então, é importante suspeitar de expressões ou afirmações que indiquem que uma empresa não agride o meio ambiente
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É importante que os consumidores busquem se manter informados e pesquisem mais sobre os produtos que consumem além de dar atenção aos selos e certificados em embalagens
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