DESAFIOS DO MERCADO

Líderes empresariais preparados para mudanças são minoria no Brasil

RODNAE Productions/Pexels

Fauxels/Pexels

Um estudo da StartSe com mais de 2.000 líderes empresariais do Brasil mostrou que apenas 16% deles estão confiantes com a preparação para enfrentar os novos desafios do mercado

Andrea Piacquadio/Pexels

Entre os desafios, estão a aproximação com startups e a adaptação às mudanças tecnológicas em seus setores

“Os líderes das companhias com até 10 anos se consideram mais maduros para se aproximar e se relacionar com startups do que os de empresas mais velhas”

Júnior Borneli, diretor-presidente da StartSe

Ensiha Digital/Pexels

O levantamento ainda apresentou que quanto mais jovem o líder, mais ele se vê como preparado

Anthony Shkraba/Pexels

Para Borneli, isso se relaciona a um problema que as empresas antigas enfrentam, pois realizam os mesmos processos há muitos anos ou são negócios familiares com diferenças geracionais

MART PRODUCTION/Pexels

Nesses casos, as startups são vistas como ameaças. A relação com elas está ligada à necessidade de enfrentar uma aceleração tecnológica e suas consequências

Entre os líderes, 37% dizem que a maturidade para executar ações envolvendo startups em suas empresas é baixa ou muito baixa, e 21% afirmam que não possuem iniciativas do tipo

PICHA Stock/Pexels

A pesquisa também indicou que a maioria dos líderes enxerga o processo de transformação digital como algo que é feito e deixado de lado, quando, na verdade, ela envolve uma mudança constante

Ketut Subiyanto/Pexels

Para 55% dos entrevistados, o modelo de negócio tende a se tornar mais relevante do que atualmente, com 15% acreditando que a importância se manterá e 17% que ela diminuirá

Christina Morillo/Pexels

Leia mais no site do CNN Brasil Business

Fauxels/Pexels