Limpeza e atendimento são mais levados em consideração na escolha de um bar ou restaurante que o sabor ou preço

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Um levantamento feito pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em todo o país mostrou que os fatores mais importantes em bares e restaurantes são: limpeza e a higiene nas instalações (32,4%); a cordialidade, educação e conhecimento dos atendentes (17%); e o ambiente do estabelecimento (12,4%) 

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Esses fatores ficaram à frente até do sabor da comida (10,3%) e do preço acessível do prato (7,2%)

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Trata-se de um dos segmentos mais importantes de pequenos negócios. São empreendedores que atuam nas comunidades, nos bairros e nos grandes centros, gerando emprego e renda. Além disso, sabem que a inovação e a sustentabilidade são fatores essenciais para atrair as pessoas que buscam momentos de lazer quando saem de casa para fazer uma refeição. Isso passa, necessariamente, pelo cuidado e pela qualificação de toda a equipe

Décio Lima, presidente do Sebrae

A pesquisa, feita com mais de 6 mil pessoas, revelou ainda que, no dia a dia, 75,5% dos brasileiros se alimentam com comida preparada em casa

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No entanto, quando optam por comer fora, a maior parte das pessoas prefere consumir refeição e bebidas no próprio estabelecimento (93%), e 66,3% afirmam comer fora de duas a cinco vezes por mês

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Os motivos que mais levam as pessoas a esses estabelecimentos são, em geral, lazer: ir a alguma celebração/festa (76,6%) e conversar/se divertir com amigos (76,3%)

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