Pedidos de recuperação judicial mais que dobram em maio, mostra Serasa
Mikhail Nilov / Pexels
Os pedidos de recuperação judicial aumentaram 105,2% em maio de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Indicador de Recuperação Judicial e Falências da Serasa Experian.
Tima Miroshnichenko / Pexels
Os números revelam ainda que as micro e pequenas empresas (MPEs) foram as mais impactadas, com um total de 68 pedidos de recuperação judicial, ante 36 em maio de 2022.
Pixabay / Pexels
Já as empresas médias somaram 38 pedidos de recuperação judicial no período, frente a 16 na mesma época do ano passado.
Mikhail Nilov / Pexels
As grandes empresas mais que dobraram os números: em maio de 2023 foram 13 solicitações, frente a apenas 6 um ano antes.
Andrea Piacquadio / Pexels
Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, explica que os juros altos foram um dos fatores que provocaram o aumento da inadimplência das empresas, o que, consequentemente, impactou a alta expressiva dos pedidos de recuperação judicial.
Anna Nekrashevich / Pexels
Causas
Ao mesmo tempo, o constante aumento da inflação provocou recorde de endividamento de pessoas físicas, o que também acaba influenciando as empresas, de acordo com o economista.
Mikhail Nilov / Pexels
Este cenário só irá se reverter quando tudo o que provocou o aumento de pedidos de recuperação judicial e falência se reduzir: inflação, juros e inadimplência de pessoas físicas.
Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.