Reclamações contra companhias aéreas internacionais no Brasil quase triplicam em 2022
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O número de reclamações contra as companhias aéreas internacionais no Brasil nunca foi tão alto. Somente no primeiro semestre de 2022, mais de 7,1 mil brasileiros recorreram aos órgãos de direito do consumidor para questionar as empresas do setor
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O número representa quase o triplo de reivindicações feitas em 2021 no mesmo período, quando foram registradas cerca de 2,5 mil. O levantamento foi produzido pela CNN, com dados cedidos pelo governo federal
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O volume de reclamações é expressivo, quando comparado com anos anteriores à pandemia de Covid-19. Nos anos de 2018 e 2019, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) recebeu 166 e 606 petições contra as empresas, respectivamente
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O atraso no reembolso e a falta de informação estão entre as principais denúncias, representando quase 30% de todas as reclamações registradas em 2022. Já 20% dos consumidores reclamam de propaganda enganosa
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O tratamento despendido pelas empresas aos brasileiros também é alvo de críticas: mais de 15% das reivindicações no país contra as companhias internacionais apresentam caráter comportamental, desde o check-in até o embarque na aeronave
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