Fernando Frazão/Agência Brasil
Unsplash
O pequeno varejo enfrenta desafios diários, como fluxo de caixa e concorrência com grandes redes físicas e o e-commerce. Para se manter sustentáveis, esses empreendedores precisam de resiliência, criatividade e estratégias bem definidas
Freepik
Acompanhar tendências é essencial. Elementos como digitalização, diversificação de produtos e novos métodos de pagamento, como o PIX, ajudam a manter a competitividade e relevância do negócio em um setor em rápida transformação
Divulgação/FGV
No entanto, a digitalização ainda é um entrave para muitas empresas. Pesquisa da FGV/Sebrae mostra que 30% dos pequenos varejistas não possuem site, redes sociais ou integram marketplaces às suas lojas, devido a limitações financeiras e/ou desconhecimento
Reprodução/LinkedIn
Segundo Tiago Winter, diretor de sucesso do cliente da plataforma de e-commerce Nuvemshop, digitalizar não é apenas vender online: envolve repensar processos, organizar a operação, melhorar o atendimento e acompanhar o comportamento do consumidor de forma estratégica
Não se trata apenas de vender online. A transformação digital exige repensar processos internos, organizar melhor a operação, tornar o atendimento mais eficiente e acompanhar o comportamento do consumidor com mais agilidade. É uma jornada estratégica
Tiago Winter, diretor de sucesso do cliente da plataforma Nuvemshop
Reprodução/LinkedIn
Já Lucas Chita, CRO da Ume, afirma que oferecer múltiplos métodos de pagamento é estratégico, mas contar com crédito próprio, parcelamentos e limites para cada perfil aumenta não apenas o ticket médio como a competitividade da loja
A diversificação de métodos de pagamento é uma alavanca estratégica para criar diferenciais competitivos reais. Ao oferecer opções como crediário próprio, parcelamentos e limites adequados para o consumidor, o varejista atende diferentes perfis de clientes, aumenta o ticket médio e facilita o acesso ao consumo
Lucas Chita, CRO da Ume
Freepik
Com isso, ferramentas como o Pix e o Open Finance ganham cada dia mais espaço entre lojistas que querem continuar competitivos no mercado e se diferenciar da concorrência